quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Visita de estudo a Guimarães

VISITA DE ESTUDO A GUIMARÃES

No dia 24 de outubro de 2016, os alunos do quarto ano (C2 e C4) juntamente com os meninos do jardim de infância, pelas 9h00 saíram da escola EB de Delães em direção a Guimarães.
A visita começou com uma pequena caminhada pela cidade.
No centro histórico, na rua Alfredo Guimarães, encontraram o museu Alberto Sampaio que foi construído em 1928. Neste museu, assistiram a um teatro de marionetas: “ Afonso Henriques - Um rei a valer “. No final, visitaram o museu e viram algumas peças raras de prata banhadas em ouro, oferecidas à igreja. Entre elas, uma cruz de procissão que pesava 16 kg e um presépio que representa a natividade chamado Tríptico. Havia uma peça de roupa usada com armadura chamada Loudel, usado por D. João I na Batalha de Aljubarrota e quadros de santos que transmitem histórias e milagres.
Seguiram para o Paço dos Duques de Bragança onde foram guiados pela senhora Marta Barbosa. Ela explicou que este palácio foi construído por ordem de D. Afonso para a sua segunda esposa Dona Constança. Neste palácio há 39 chaminés e 262 janelas com “namoradeiras”/ “conversadeiras”.
Começaram por visitar a Sala dos Passos Perdidos, seguiram para a Sala das Armas e de seguida para a Sala do Banquete. Depois foram ao Salão Nobre e finalmente viram um quarto típico da altura.
No exterior existe uma pequena capela e também pode-se observar algumas janelas que pertencem à residência oficial do Presidente da República.
Esta visita de estudo foi muito agradável e os alunos aprenderam muito sobre a história de Portugal.